terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Por que branco no ano novo?

Nenhum comentário
Vestidos, saias, blusas, shorts, calcinhas e até ternos brancos são expostos, nessa época do ano, como peça-chave nas vitrines de shoppings e lojinhas de bairro. Claro que não para por aí. A tradição é repetida todos os anos nas novelas, filmes, vinheta de ano novo e seriados brasileiros. Mas, por que o pessoal sempre se veste de branco?

Imagine-se perdido em um deserto e sem roupa alguma. Se continuar assim, provavelmente pegará alguma insolação e ficará completamente queimado. Mas, eis que surge alguém lhe oferecendo algumas vestes. Você pode escolher: o manto branco ou o preto... e aí?


 Talvez por instinto escolhêssemos o branco. E é isso mesmo. A cor branca ajuda na "reflexão" dos raios solares, e é justamente no verão (calorão) que acontece a virada do ano aqui no Brasil.


Isso me lembra uma questão de vestibular que fiz em 2010 na prova da PUC:

(A resposta é C)

Portanto, faz todo o sentido usar branco na estação mais quente do ano (no país ultra tropical). Mas a tradição não esteve sempre presente aqui nas terras brasileiras. Diz-se que o hábito de vestir branco nas celebrações veio, também, juntamente dos escravos trazidos para cá e que mantiveram suas religiões de origem. No Candomblé (a religião brasileiríssima), é o branco a cor de Oxalá , a representação do início, do principio e da criação. Na Umbanda o branco é usado em seus rituais religiosos, tanto no sentido da paz e união quanto na noção de que é no branco que estão contidas todas as cores.

Ainda com relação à cor branca, esse hábito de se vestir branco é algo puramente brasileiro! Sim, isso mesmo, a tradição é nossa, e se perguntarmos a alguém é bem provável que explique que o branco está aí nos desejos de paz e renovação para o ano que está chegando. Alison Lurie, em seu livro "A Linguagem das Roupas" tem a seguinte história:

“No período clássico, o branco era a cor das nuvens em tempo bom e das montanhas nevadas só no cume, onde os deuses habitavam. Era sagrado para Zeus, o rei dos deuses: cavalos brancos conduziam sua biga, e animais brancos lhe eram oferecidos em sacrifício por sacerdotes vestidos de branco. Na religião cristã o branco é a cor do prazer e pureza celestial. E é associada à Páscoa e Ressurreição. Na arte cristã, Deus, assim como Zeus, geralmente usa uma veste branca comprida.”

Em um outro momento de seu livro:

"(...) o branco, por exemplo, por sujar com facilidade, sempre foi sinônimo de status já que para mantê-lo limpo leva-se tempo e gasta-se dinheiro."
O branco também é a junção de todas as cores, então, usá-lo traduz o desejo de se unir todos os pedidos de ano novo geralmente representados por outras cores (vermelho - amor, amarelo - riqueza etc).

Disco de Newton
Provavelmente por todos esses motivos essa tradição tenha se apregoado com tanta força aqui no Brasil. Mas, isso não significa que você seja obrigado a usar branco para parecer cool na virada do ano.Várias outras cores também têm seus méritos, como mostrarei a seguir:


Vermelho: Força, paixão, vitalidade.

Alaranjado: Traz energia, promove o sucesso e a força para se realizar os sonhos e objetivos.

Amarelo: Sucesso, dinheiro e promoção pessoal.

Rosa: Promove o amor, compreensão e diálogo.

Verde: Garante paz, estabilidade, energia e confiança.

Azul: Promove a calma, dissipa o caos, estimula do fluxo de energias.

Lilás: Amplia a intuição e o poder de ver além.

Prata: Brilho, solidez e prosperidade.

Marrom: Traz autoconfiança, poder de realização, resistência física e mental.

Dourado: Garante riqueza, sucesso, ganhos materiais e luxo o ano inteiro.





Talvez você também queira ler:
. Umbanda: Por que usamos branco?
. Cor e Comunicação: Preto e Branco na Moda
. New Years Eve in Brazil
. Psychological Properties of Colours

Nenhum comentário :

Postar um comentário